quinta-feira, 23 de setembro de 2010

o cinema novo

Na primeira fase desse movimento, os filmes começam a abordar nessa fase uma temática voltada ao nordeste e a todos os problemas que a região abrigava. Estreiaram filmes importantes com "Vida Secas" e "Deus e o Diabo na Terra do Sol".

O núcleo mais popular do cinema novo na época é composto por: Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade, Carlos Diegues, Paulo Cesar Saraceni, Leon Hirszman, David Neves, Ruy Guerra e Luiz Carlos Barreto.

Ao redor dessas personalidades, o cinema novo é composto por três importantes fases. A primeira delas, vai de 1960 à 1964. Nesse período os filmes voltados ao cotidiano e à mitologia do nordeste brasileiro, com os trabalhadores rurais e as misérias da região. É abordada também a marginalização econômica , a fome a violência, o opressão e à alienação religiosa. Algumas das produções que melhor expressa essa fase são os filmes Vidas Secas(1963), de Nelson Pereira dos Santos; Os Fuzis(1963), de Ruy Guerra; Deus e o Diabo na Terra do Sol(1964), de Glauber Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário